O GICES - Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior é um projeto de extensão em equipe da UTFPR-PB (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco) e, se refere a uma ramificação do projeto de pesquisa “Mapeamento nas Universidades Federais Brasileiras da Situação de Inclusão de Alunos Cegos em Cursos de Matemática e Engenharia”, projeto homologado pelo Comitê de Homologação de Projetos da UTFPR (Portaria GABIR nº 803, de 13 de maio de 2021), em conformidade com os termos do Edital PROPPG 01/2019. O objetivo do GICES é compartilhar informações sobre experiências de professores e pesquisadores nesta temática da inclusão de alunos cegos nos cursos de Matemática, Física e Engenharias, e, também compartilhar experiências de acadêmicos e profissionais cegos atuantes no mercado de trabalho nestas áreas.
Este grupo foi idealizado pela profa. Dra. Teodora Pinheiro Figueroa, coordenadora do projeto, no dia 16/10/2021, uma tarde de sábado. Esta ideia surgiu após uma reunião (em 15/10/2021) com as professoras Dra. Eliane De Bortoli Fávero e Dra. Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari (ambas do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR-PB), em que a profa. Dra. Rúbia expôs a sua preocupação urgente em acelerarmos o processo no projeto de pesquisa, a fim de darmos um retorno rápido à nossa comunidade da UTFPR-PB de forma a contribuir com os professores de nosso campus da área de exatas, que tinham alunos cegos em suas salas de aula naquele semestre. Preocupação essa em concordância com as demais professoras. Então, na tarde de sábado, o GICES surgiu como uma possibilidade para contribuir, não apenas com os professores de nosso campus, mas com os professores de todo o Brasil. Sendo assim, a ideia original não tinha um nome definido e, foi idealizado como um projeto de extensão na forma de um canal no YouTube, tendo a participação da professora Ms. Mirélia Flausino Vogel, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR-PB. A partir deste dia e, após várias reuniões, o nome foi definido e, a criação da logo foi discutida e desenvolvida pelo Ilustrador Samuel Pinheiro Figueroa 1 , o qual fez a arte da logo, como uma doação para o GICES. Nossos agradecimentos pela disponibilidade do Samuel em nos atender e compreender, de forma atenciosa e competente.
Atualmente o GICES é registrado no DEPEX sob o número 44/21 e, composto pelos seguintes professores: Dra. Eliane De Bortoli Fávero (DAINF/NAI), Dra. Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari (DAINF/NAI), Ms. Mirélia Flausino Vogel (coordenadora do NAI, campus Pato Branco) e Dra. Teodora Pinheiro Figueroa (DAMAT/NAI), coordenadora do projeto. A principal meta do GICES é compartilhar informações, primeiramente sobre como devem ser as relações professor-aluno-saber na perspectiva inclusiva de alunos cegos no ensino superior, a partir de seminários de professores e/ou pesquisadores que já tiveram experiências de docência nesta área e que desenvolveram pesquisas que trazem contribuições para o estreitamento desta relação professor-aluno-saber nas áreas de conhecimento de Matemática, Física e Engenharias. O compartilhamento destas experiências por meio dos seminários é de fundamental importância para que possamos formar uma rede de apoio para adaptação dos diversos materiais didáticos, conteúdos e metodologias e, para que de fato ocorra a inclusão no processo de ensino- aprendizagem a nível ensino superior, nosso foco. Dessa forma, o GICES objetiva gerar conhecimentos, troca de experiências e reflexões sobre a inclusão de alunos cegos em cursos da área de exatas no ensino superior.